Citroen C5 Aicross apresentado com versão híbrida de 300 cv
Depois de termos desvendado quase tudo sobre o novo Citroen C5 Aircross e de lhe termos mostrado as primeiras imagens (não oficiais), a Citroen oficializou, no Salão de Xangai, o seu rival do Nissan Qashqai. E nós contamos-lhe tudo o que precisa de saber.
Ainda assim, as semelhanças entre este C5 Aircross e o referido "concept" são muitas, a começar logo pela dianteira. Ainda assim, também são reconhecidos traços dos mais pequenos C3 e C3 Aircross (o SUV compacto que também será lançado este ano), mostrando que esta linguagem de estilo será a aposta da marca daqui para a frente.
Os grupos ópticos dianteiros e traseiros, bem como a assinatura dos LED diurnos na frente, ajudam a definir a imagem deste SUV, que conta com elementos inspirados nos típicos "off-road". Sobretudo na parte inferior, onde as protecções e as cavas das rodas mais salientes ajudam a garantir um "look" mais robusto, que ficam completo com os já famosos "Airbumps", ainda que a Citroen tenha assumido uma mudança de interpretação deste elemento.
Mas a grande novidade deste SUV é a estreia de um novo sistema de suspensão que conta com dois batentes hidráulicos (um de expansão e um de compressão) que promete recuperar os níveis de conforto que fizeram a fama dos Citroen do passado (ver vídeo abaixo). E só para ter uma ideia da complexidade deste sistema, a sua construção deu origem ao registo de 20 patentes!
Estes números permitem que este C5 Aircross oferece uma grande habitabilidade para todos os passageiros, incluindo no banco traseiro. E se o novo sistema de suspensão é determinante para o conforto desejado pela Citroen, os bancos são igualmente importantes, pelo que a fabricante gaulesa promete bancos de grandes dimensões e espessura. E não só permitem ser aquecidos como ainda dispõem de cinco programas de massagens!
E se a oferta no campo da tecnologia foi uma das preocupações da Citroen, o mesmo se pode dizer para a segurança, uma vez que este C5 Aircross conta com um vasto leque de sistemas de assistência à condução. Estamos a falar de sistemas tais como o Cruise Control adaptativo com função de travagem, travagem de emergência activa, assistência nas descidas e um sistema que permite uma vista geral ao redor do veículo para auxiliar o condutor nas manobras de estacionamento.
Como já referimos, o C5 Aircross recorre à plataforma EMP2, o que indica que a grande maioria das versões contará apenas com tracção dianteiro. Ainda assim, conta com o comando rotativo do sistema Grip Control que faz variar a capacidade de tracção de acordo com o piso por onde se circula. Existem programas especiais para rodas em estradas de pedras, de areia e até com lama.
Até ao momento a Citroen ainda não confirmou o alinhamento de motores para o mercado Europeu, que ainda terá de esperar mais de um ano para receber este modelo. Porém, no mercado chinês, onde este C5 Aicross se vai estrear em Outubro, estará disponível com dois motores a gasolina (de 165 e 200 cv) que estarão acoplados a uma caixa automática de seis velocidades.